Muito se tem falado sobre Qualidade de Vida, de como aplicá-la aos
seus dias de forma a viver sua saúde física e mental em equilíbrio, de estar de
bem consigo, com as pessoas, em harmonia com a vida.
A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança
hospitalizada, e em muitos hospitais do Brasil tem se enfatizado a visão
humanística.
Como pratica deste trabalho Humanista, o nosso trabalho deverá ser o
de ter os olhos voltados para o ser global, e não somente para o corpo e as
necessidades físicas, emocionais, afetivas, e sociais do individuo.
Como referencial teórico, utilizo as experiências e pesquisas realizadas
nos hospitais do Brasil onde a Classe Escolar Hospitalar foi implantada no
auxílio de tratamentos às crianças e adolescentes.
Meu objetivo é, conscientizar, discutir e ampliar as idéias dos
profissionais da educação e da saúde, quanto a proporcionar uma melhor
qualidade de vida, para todas as pessoas que requerem um cuidado e um olhar
especial para um atendimento individualizado, seja no atendimento domiciliário
ou hospitalar.
Procurando favorecer toda estratégia que ajude o desenvolvimento
desta modalidade educacional e que sensibilize os agentes da educação e da
saúde sobre a importância do atendimento educacional à criança hospitalizada,
faz-se necessário construir um espaço para profissionais dedicados à atenção
1 Especialista em Psicopedagogia, Pedagogia Educacional e Hospitalar. Mais informações,
acessar o endereço na Internet: http://qualievidanapedhospitalar.blogspot.com/
às crianças e jovens que devem permanecer hospitalizados, com o objetivo de
sensibilizar para a questão, trocar experiências e refletir sobre pedagogia
hospitalar, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento desta modalidade
educacional e explorando sua relação com o sistema educacional formal.
Tendo em vista o embasamento legal, contido na legislação vigentes
que amparam e legitimam o direito à educação, os hospitais devem dispor às
crianças e adolescentes um atendimento educacional de qualidade e igualdade
de condições de desenvolvimento intelectual e pedagógico.
A inserção do ambiente escolar no período de internação é importante
para a recuperação da saúde da criança, já que reduz a ansiedade e o medo
advindos do processo da doença.
seus dias de forma a viver sua saúde física e mental em equilíbrio, de estar de
bem consigo, com as pessoas, em harmonia com a vida.
A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança
hospitalizada, e em muitos hospitais do Brasil tem se enfatizado a visão
humanística.
Como pratica deste trabalho Humanista, o nosso trabalho deverá ser o
de ter os olhos voltados para o ser global, e não somente para o corpo e as
necessidades físicas, emocionais, afetivas, e sociais do individuo.
Como referencial teórico, utilizo as experiências e pesquisas realizadas
nos hospitais do Brasil onde a Classe Escolar Hospitalar foi implantada no
auxílio de tratamentos às crianças e adolescentes.
Meu objetivo é, conscientizar, discutir e ampliar as idéias dos
profissionais da educação e da saúde, quanto a proporcionar uma melhor
qualidade de vida, para todas as pessoas que requerem um cuidado e um olhar
especial para um atendimento individualizado, seja no atendimento domiciliário
ou hospitalar.
Procurando favorecer toda estratégia que ajude o desenvolvimento
desta modalidade educacional e que sensibilize os agentes da educação e da
saúde sobre a importância do atendimento educacional à criança hospitalizada,
faz-se necessário construir um espaço para profissionais dedicados à atenção
1 Especialista em Psicopedagogia, Pedagogia Educacional e Hospitalar. Mais informações,
acessar o endereço na Internet: http://qualievidanapedhospitalar.blogspot.com/
às crianças e jovens que devem permanecer hospitalizados, com o objetivo de
sensibilizar para a questão, trocar experiências e refletir sobre pedagogia
hospitalar, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento desta modalidade
educacional e explorando sua relação com o sistema educacional formal.
Tendo em vista o embasamento legal, contido na legislação vigentes
que amparam e legitimam o direito à educação, os hospitais devem dispor às
crianças e adolescentes um atendimento educacional de qualidade e igualdade
de condições de desenvolvimento intelectual e pedagógico.
A inserção do ambiente escolar no período de internação é importante
para a recuperação da saúde da criança, já que reduz a ansiedade e o medo
advindos do processo da doença.
Oie amiga seja bem vinda aos blogs... precisando de alguma coisa eh so falar!!!!
ResponderExcluirBoa noite... virei tua seguidora.. me siga tbm
ResponderExcluirhttp://rosy-artesdarosy.blogspot.com/
sucesso no seu Blog.